Mostra Nacional de Robótica /Trabalhos Premiados com Bolsas ICJ CNPq MNR
FormatoS
De submissão
Em 2024, temos mudanças nos formatos de submissão dos projetos para a MNR. Os autores deverão seguir as orientações de acordo com seu nível escolar:
Ensino fundamental I e II
Obrigatório o envio do Resumo do Projeto, em aquivo PDF de até 01 página, e um (01) vídeo de até 5 minutos explicando o desenvolvimento do seu trabalho. O envio do banner não é obrigatório.
Baixe aqui o MODELO DE RESUMO.
Ensino médio, técnico e superior
Obrigatório o envio do Artigo Completo, enviado em arquivo PDF com até 5 páginas, um (01) vídeo de até 05 minutos e o Banner.
Artigos científicos/tecnológicos aceitos para publicação na MNR serão publicados como artigos completos nos Anais do evento, bem como no acervo Virtual da MNR.
- O projeto não necessita estar concluído no momento da inscrição; no entanto, tanto o resumo/artigo quanto o vídeo devem abranger todas as informações relativas ao desenvolvimento do trabalho, os próximos passos planejados e o objetivo final.
- Os projetos serão pré-avaliados e, se necessário, sugeriremos alterações para aprimorar o trabalho. A equipe terá um prazo para fazer as alterações solicitadas e reenviar o projeto. Durante esse processo, faremos um “pré-convite” para os projetos selecionados para a Mostra, permitindo que as escolas se preparem para a Mostra Presencial.
Multimídia
Os autores apresentarão o trabalho realizado através de um vídeo de até 05 minutos, submetido juntamente com o resumo ou o artigo científico. Caso a equipe não possa participar da Mostra presencial, o vídeo poderá ser utilizado durante a Mostra Virtual.
A participação da MNR 2024 se dará através da inscrição no novo Sistema Olimpo , onde será realizado o preenchimento dos dados dos participantes, e o envio do link com o vídeo produzido pela equipe de acordo com as regras apresentadas e assinatura do termo de participação e uso de imagem de todos os alunos membros da equipe. O link a ser inserido na inscrição, deverá ser o link curto. Os vídeos deverão ter no máximo 5 minutos, e incluir imagens, filmagens, áudio, links, o robô, programação, equipe e conter obrigatoriamente dentro do tempo do vídeo, o nome da equipe e a menção ao evento da Mostra Nacional de Robótica 2024 (texto ou narração). Os vídeos produzidos deverão ser enviados para o Youtube com a funcionalidade de incorporação ativada. O link curto pode ser obtido clicando no ícone compartilhar que fica abaixo do vídeo já postado no YouTube, e copiar esse link. Para que a inscrição seja efetivada, todo o processo precisa estar completo, com a inserção dos participantes, envio do link do vídeo e assinatura de todos os termos pelo professor responsável e pelos responsáveis.
Por ser uma Mostra, os artigos científicos/tecnológicos submetidos devem, necessariamente, envolver resultados de robôs reais, sejam eles físicos ou virtuais. Não serão aceitos artigos de cunho puramente científicos e que não evidenciam o uso de um robô;
Os artigos científicos/tecnológicos deverão estar em acordo com o MODELO da Mostra Nacional de Robótica, limitadas a 5 páginas, espaço 1.5, e deverão conter no mínimo as seguintes seções: resumo, introdução, descrição do trabalho, resultados, conclusão e referência bibliográfica.
MODELOS:
- Para autores do ensino médio, técnico e superior: utilize este modelo (.docx);
- Artigos em desacordo com o modelo citado serão desconsiderados para publicação;
- Por se tratar de uma mostra de caráter nacional, os artigos devem ser submetidos preferencialmente em língua portuguesa. Contudo, artigos submetidos em língua inglesa também são aceitos.
Os artigos deverão ser submetidos em formato .PDF.
O vídeo deverá ser enviado no Sistema Olimpo no momento da inscrição.
O link a ser inserido na inscrição, deverá ser o link curto. Os vídeos deverão ter no máximo 5 minutos, e incluir imagens, filmagens, áudio, links, o robô, programação, equipe e conter obrigatoriamente dentro do tempo do vídeo, o nome da equipe e a menção ao evento da Mostra Nacional de Robótica 2024 (texto ou narração). Os vídeos produzidos deverão ser enviados para o Youtube com a funcionalidade de incorporação ativada. O link curto pode ser obtido clicando no ícone compartilhar que fica abaixo do vídeo já postado no YouTube, e copiar esse link. Para que a inscrição seja efetivada, todo o processo precisa estar completo, com a inserção dos participantes, envio do link do vídeo e assinatura de todos os termos pelo professor responsável e pelos responsáveis.
Recomendamos seguir algumas dicas para que o vídeo da sua equipe fique com boa qualidade e não prejudique a apresentação do seu projeto:
Escolha um ambiente tranquilo, com boa iluminação e pouco ruído externo;
● Prefira gravar em um fundo neutro – como uma parede, por exemplo. Neste caso, manter um espaço de um metro entre a parede e a equipe, e evite usar roupas da mesma cor do fundo;
● Evite gravar com uma janela ou ponto de luz ao fundo, pois a imagem pode ficar prejudicada;
● Utilize uma mesa para apoiar o robô, assim, é possível vê-lo com mais clareza e os integrantes da equipe terão as mãos livres para poder realizar demonstrações, caso seja necessário.
● Se utilizar o celular, grave sempre na posição horizontal;
● Crie um roteiro para nortear a sua gravação, com os pontos principais a serem abordados referente a categoria de sua inscrição.
Sempre que possível, prefira a submissão de seu trabalho no formato de vídeo. Contudo, se sua opção for pela submissão em formato imagem, alguns pontos são importantes:
- As imagens poderão ser submetidas nos formatos: PDF ou JPG;
- O tamanho máximo do arquivo para submissão é de 2 Mbytes;
- Até 5 (cinco) imagens poderão ser submetidas por trabalho;
- As imagens devem ser de autoria dos proponentes, sendo proibida a submissão de trabalhos de terceiros;
- Tente sempre manter uma boa qualidade de suas imagens de forma que ela permita uma boa visualização de seu trabalho. No entanto, a qualidade das imagens não será objeto de avaliação, e sim seu conteúdo, exceto nas modalidades e/ou trabalhos em que essa análise for pertinente (caso de alguns tipos de trabalho submetidos à modalidade “artes”, por exemplo);
- Procure ressaltar nas imagens os aspectos mais interessantes, criativos e/ou curiosos de seu trabalho;
- No momento da submissão das imagens no sistema eletrônico, algumas informações adicionais serão solicitadas em caixas de texto. Tenha em mãos os seguintes dados: título do trabalho, nome dos autores, resumo do trabalho, descrição geral do trabalho, objetivo, metodologia e resultados;
Além do material multimídia, você precisará escrever um breve descritivo de seu trabalho, contendo:
- Título. Um título que descreva o seu trabalho;
- Resumo. Um pequeno texto que descreva em poucas palavras o seu trabalho e seus principais aspectos (texto de até 1.000 toques);
- Descrição geral. Um texto um pouco mais detalhado (até 3.000 toques), apresentando alguns pontos fundamentais do seu trabalho. Mesmo de forma sucinta, alguns pontos precisam ser mencionados:
- Motivação: o que motivou você a propor este trabalho? Por que ele é importante?
- Objetivo: qual foi o objetivo proposto para o trabalho?
- Descrição do trabalho: apresente uma descrição geral do que foi o trabalho, protótipos, partes e elementos principais, etc.
- Metodologia: quais os métodos que você utilizou para desenvolver o seu trabalho? Como foi o processo de desenvolvimento?
- Resultados: Você fez testes com o seu trabalho? Que tipo de testes? Como foram os resultados?
- Conclusões. O trabalho atendeu ao objetivo proposto? Em que aspectos? O que você concluiu do seu trabalho? Quais os seus principais aprendizado com ele?